DIY: saiba como fazer um abajur para quarto de casal

Faça você mesmo

diy-saiba-como-fazer-um-abajur-para-quarto-de-casal.jpeg

O abajur é um item de decoração obrigatório em qualquer quarto de casal. Isso porque, além de enfeitar, ele é funcional, já que ajuda na iluminação e traz uma sensação de conforto e aconchego ao ambiente.

Se você gosta de imprimir personalidade aos seus objetos de decoração, vai adorar o abajur para quarto de casal que será ensinado no post de hoje. Ele é feito com uma  garrafa de vidro, é prático e o resultado fica sensacional! Vamos lá?

Para começar seu abajur para quarto de casal, você vai precisar de:

  • 1 garrafa de vidro sem rótulo;
  • 1 furadeira com broca especial para vidro;
  • 1 rolha
  • 1 cúpula
  • estilete;
  • chave de fenda;
  • tecido com estampa de sua preferência;
  • tesoura;
  • cola branca;
  • 1 kit para luminária (1 niple, 1 porca, 1 soquete, 1 bucha de borne e fiação com interruptor).

88387-diy-saiba-como-fazer-um-abajur-para-quarto-de-casal

Passo 1

Em primeiro lugar, pegue a garrafa de vidro limpa e faça um furo na parte inferior lateral, a mais ou menos três centímetros da base. Se não souber manusear a furadeira, leve a garrafa a um vidraceiro para que ele realize o trabalho.

Em seguida, passe a fiação pelo buraco recém-feito, de modo que a tomada fique para fora. Passe a parte superior do fio pelo gargalo, para começar a instalação no bocal.

88386-diy-saiba-como-fazer-um-abajur-para-quarto-de-casal

Passo 2

Com o auxílio da chave de fenda, use a furadeira para fazer um furo central na rolha, de cima para baixo. Depois, encaixe o niple dentro da rolha e prenda-o, rosqueando a porca. Agora encaixe o soquete ao niple, rosqueando até encaixar perfeitamente.

Passo 3

Passe o fio do gargalo por dentro da rolha, saindo pelo soquete. Faça de modo que, quando você fechar a garrafa com a rolha, o soquete fique fixo para cima com o fio para fora.

Passo 4

Com o estilete, divida o fio em dois e desencape-o para que somente a parte do cobre fique à mostra. A seguir, torça bem as duas pontas para mantê-las firmes.

Agora, afrouxe os dois parafusos da bucha de borne e conecte as duas pontas de cobre enroladas em volta dos parafusos. Aperte-os novamente com a chave de fenda, certificando-se de que os fios estejam bem presos.

Passo 5

Em seguida, encaixe a bucha dentro do soquete, com os parafusos para baixo e a parte dourada (onde se rosqueia a lâmpada) para cima. Geralmente, a bucha vem com um parafuso interno, próprio para encaixar no soquete. Faça isso e aperte bem o parafuso.

Depois da instalação, coloque a lâmpada, ligue o interruptor e verifique se ele acende. Se não, confira se os fios de cobre não ficaram soltos do parafuso.

Passo 6

Com a parte elétrica pronta, siga para a decoração da cúpula. É nesse momento que você deve usar toda a sua criatividade! Você pode apenas cortar e colar o tecido de sua preferência na cúpula ou aplicar enfeites como fitas, cordas, strass ou qualquer outro item com cola quente.

88389-diy-saiba-como-fazer-um-abajur-para-quarto-de-casal

Com a cúpula pronta, basta encaixá-la na garrafa e pronto! Você tem o abajur para quarto de casal perfeito!

E então, gostou do nosso passo a passo? Pretende utilizá-lo para decorar sua casa? Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, assim você terá acesso a muito mais dicas interessantes. Estamos no Facebook e no Instagram!

Comentários

cometários