Biombos na decoração: uma peça coringa com 5 funções diferentes

Dicas e Tendências de Decoração

O tradicional biombo é muito usado nos ambientes internos e externos das residências. Além de enfeitar espaços, esse elemento pode ser adaptado para atender outras necessidades da casa e dos moradores.

Quer saber mais sobre a utilidade dos biombos na decoração? Então acompanhe este post e confira cinco funções diferentes!

1. Divisor de ambientes

A principal — e também mais simples — utilidade do biombo é a separação de dois ambientes diferentes. Para isso, ele deve ser posicionado exatamente no ponto em que as duas áreas se encontram, a fim de substituir uma parede comum.

Existem diversos modelos de biombos no mercado, com formatos clássicos ou modernos e materiais que variam entre aço, madeira maciça, MDF e ferro. Muitos trazem detalhes vazados que garantem a continuidade visual entre os cômodos.

131442-biombos-na-decoracao-uma-peca-coringa-com-5-funcoes-diferentes

2. Apoio para quadros e plantas

Nas salas, quartos e varandas, o biombo pode ser usado como suporte para quadros e plantas. Basta posicionar a peça em uma área de destaque e então pendurar os objetos e acessórios desejados.

Você pode se inspirar e criar um pequeno jardim vertical, desde que escolha vasinhos pequenos para não sobrecarregar a estrutura do biombo. A dica é cultivar espécies de suculentas ou até temperos para usar na cozinha.

Se for mantido na frente de uma parede, é interessante que o biombo fique totalmente aberto para economizar espaço. Já se estiver em um canto ou na extremidade do cômodo, pode ser dobrado a fim de gerar efeito de movimento.

3. Enfeite para quina e canto de parede

Outra possibilidade de usar biombos na decoração é aplicá-los nos cantos e quinas das paredes. Essas áreas são pouco aproveitadas na maioria das residências, portanto podem ganhar uma nova cara com essa solução.

Para valorizar os cantos e quinas, aposte em tipos de biombos que tragam diferentes cores e texturas. Experimente modelos vazados com recorte rendado, com tecido de estampa oriental, com peças de bambu ou detalhes em palha trançada.

131444-biombos-na-decoracao-uma-peca-coringa-com-5-funcoes-diferentes

4. Criação de corredores

O corredor limitado por paredes não costuma ser um espaço agradável porque bloqueia a visão do que está ao redor. Uma saída para evitar esse visual fechado é combinar duas ou mais peças de biombos, criando locais de passagem.

A dica também pode ser incorporada nas áreas externas, que às vezes precisam de corredores para orientar pessoas até ambientes importantes do jardim. Nesses locais, os biombos vazados de madeira crua ou pintada de branco ficam um charme.

5. Cabeceira de cama

Se você ainda não investiu em uma bela cabeceira de cama, que tal obtê-la com a fixação de um biombo na parede? A peça se transforma em um grande painel e pode ser usada como suporte de pertences e objetos decorativos.

131449-biombos-na-decoracao-uma-peca-coringa-com-5-funcoes-diferentes

Outra opção é aproveitar o biombo como cabideiro no quarto, já que modelos vazados permitem apoiar lenços, cachecóis, guarda-chuvas, cintos e até roupas. A peça também pode ser posicionada em frente à janela para bloquear a entrada do sol e criar jogos de luz.

E aí, já encontrou sua dica preferida para usar biombos na decoração? Experimente as ideias e compartilhe-as com seus amigos!

Se quer mais dicas para o lar, confira o nosso post sobre casa sustentável e seis maneiras de aplicar essa ideia!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida

Comentários

cometários