5 dicas para escolher o revestimento ideal para varanda

Escolhendo o Revestimento

Viver em apartamento nem sempre é sinônimo de falta de contato com a luz do sol e vento fresco. E quem cumpre o papel de manter essa proximidade diária com a natureza são elas, as irresistíveis varandas!

Lugar de relaxar, receber amigos e família, cozinhar ou mesmo montar um charmoso home office, a varanda vem ganhando destaque nos projetos de arquitetura e decoração.

Por isso, nada mais importante do que escolher o piso adequado, certo? Você sabe o que deve levar em conta para não errar no revestimento da varanda? Então continue a leitura e veja nossas dicas!

1. Determine qual será a função da varanda

Antes de mais nada, o aspecto determinante é a funcionalidade da varanda. Será um ambiente relax ou de trabalho? Os planos envolvem cozinhar e fazer churrascos? Crianças ou bichinhos de estimação também vão usufruir do espaço?

Tudo isso deve ser considerado na decisão, a fim de equilibrar estética, segurança, facilidade de limpeza, manutenção e durabilidade.

2. Avalie as opções de acordo com o uso

Decisão tomada, é hora de saber quais tipos de materiais vão atender melhor ao seu projeto. Um local de descanso pede aconchego e conforto. Se a escolha for por uma varanda gourmet, a beleza precisa estar aliada a peças que facilitem a limpeza e garantam durabilidade.

Contudo, não se esqueça de que a varanda, na maior parte das vezes, é um lugar exposto ao sol e à umidade. Por isso, independentemente da função do espaço, o revestimento para varanda é um item que deve ser escolhido com cautela, levando em conta essas circunstâncias.

3. Considere os fatores mais importantes

Há alguns pontos fundamentais ao definir o revestimento para varanda. A decisão precisa observar a segurança, a durabilidade, o conforto, a manutenção, a drenagem e as condições climáticas.

No quesito segurança, é muito importante pensar em pisos com resistência ao escorregamento (comumente chamados de “antiderrapantes”), principalmente por causa de crianças, animais de estimação ou pessoas idosas circulando no local.

Se sua varanda for gourmet, é imprescindível escolher peças sem muita porosidade, pois elas são bastante suscetíveis a manchas de gordura.

4. Pesquise os melhores tipos de revestimento para varanda

Entre os materiais mais comuns para pisos ou paredes da varanda, estão as cerâmicas, as pedras (como a ardósia) e os porcelanatos.

As pedras naturais não são indicadas devido à sua porosidade e manutenção difícil. A cerâmica é uma opção barata e com grande diversidade de cores e padrões.

Mas uma das escolhas mais acertadas para revestir varandas é o porcelanato. Ele apresenta alta durabilidade, facilidade na limpeza e manutenção, beleza, variedade de texturas e tons e um ótimo custo-benefício.

5. Harmonize a decoração

Depois de escolher a melhor opção de revestimento para varanda, é hora de deixar esse ambiente com a cara que você sempre sonhou! Veja algumas sugestões interessantes:

5.1 Em pequenos espaços

Seu cantinho é pequeno? Ainda assim ele pode ser charmoso e prático! Busque móveis dobráveis, monte um jardim vertical, pendure lanternas, instale prateleiras para abrigar velas e objetos de decoração.

5.2 Em varandas gourmet

Como será usado para cozinhar e comer, o ambiente vai pedir mesa, cadeiras, armários para guardar utensílios culinários, cooktop ou churrasqueira, uma pequena geladeira ou frigobar, entre outras necessidades.

Sendo um local para reunir pessoas, procure conciliar funcionalidade e beleza, sem se esquecer de que a varanda deve dialogar com a decoração de toda a casa.

5.3 Em espaços relax ou home office

Nada melhor do que ter um cantinho em casa para se esquecer do mundo ou para trabalhar com tranquilidade, não é?

Se quiser relaxar, uma preguiçosa rede ou uma chaise com almofadas convidam a ouvir música, curtir um bom livro ou saborear uma taça de vinho.

Se o ambiente é de trabalho, além de montar um espaço agradável e bonito, também é preciso se lembrar da praticidade. Pontos de energia, nichos, prateleiras e uma boa iluminação serão fundamentais!

Quer conhecer as melhores opções em pisos e revestimentos, além de contar com uma marca comprometida com a qualidade, a inovação e a sustentabilidade? Converse com a gente agora mesmo!

Comentários

cometários