Vasos de cerâmica: como usá-los para compor a decoração?

Dicas e Tendências de Decoração
vasos-de-ceramica-como-usalos-para-compor-a-decoracao

Está procurando uma maneira criativa e inteligente de renovar a decoração do seu lar? Deseja trazer cor, textura e personalidade aos ambientes? Neste post, vamos mostrar como isso pode ser mais simples do que você imagina: basta investir em vasos de cerâmica.

Muito mais versáteis do que algumas pessoas pensam, os vasos de cerâmica surgem em diferentes estilos, cores e formatos, permitindo que sejam encaixados na decoração de acordo com as suas preferências e a proposta do espaço.

Dessa forma, eles possibilitam a criação de ambientes aconchegantes, convidativos e cheios de personalidade. Quer saber como incluir os vasos de cerâmica na sua decoração? Então, continue a leitura e confira as nossas dicas!

Combinar os vasos com os revestimentos da casa

O primeiro passo para trazer os vasos de cerâmica para o lar é certificar-se de que eles vão combinar com os elementos já presentes em cada espaço. Nesse sentido, guiar-se pelos revestimentos é uma excelente forma de alcançar esse objetivo.

Os revestimentos da casa é que vão direcionar as cores e até mesmo o estilo dos vasos de cerâmica. Se os revestimentos forem lisos, por exemplo, os vasos podem trazer texturas e tonalidades mais variadas, o que fará com que eles ganhem destaque.

Por outro lado, caso os revestimentos já apresentem texturas e padrões diferenciados, é interessante escolher vasos que não briguem com eles, para que a decoração não fique com aspecto “bagunçado”.

Escolher cores que se encaixem na paleta do ambiente

Como já destacamos, existem vasos de cerâmica das mais diferentes cores, e muitos deles têm vários tons.

Por isso, é fundamental levar isso em consideração na hora de decidir quais deles serão escolhidos para cada cômodo da casa. Pense na paleta de cores do ambiente e veja o que combina com ela.

Tons mais românticos, por exemplo, vão bem com vasos que sigam essa vertente, enquanto espaços minimalistas (com branco, creme, preto e cinza) podem receber cerâmicas da mesma linha ou, então, de cores vibrantes para dar maior destaque — como vermelho, azul-marinho ou amarelo. Ou seja, seu objetivo e estilo também influenciam.

Travertino Roma Branco. Elegância, sofisticação e beleza são características eternas desse material

Verificar a possibilidade de customização

Uma das vantagens da cerâmica é sua alta possibilidade de customização. Se você adora colocar a mão na massa, que tal aproveitar os vasos para trazer ainda mais estilo e personalidade aos seus ambientes?

Caso não encontre vasos de cerâmica do jeitinho que procura, vale a pena comprar alguns que não sejam pintados e, então, colori-los você mesmo da maneira que desejar. Vasos de tons lisos podem ganhar estampas ou mais cores e, com isso, imprimir alegria e energia ao espaço em que forem expostos. Para isso, use tintas e/ou spray, observando as regras de uso na embalagem.

Linha Amendola Pointer. Material clean, elegante e que traz aconchego em interpretações de um designer artesão

Acertar na escolha dos formatos dos vasos de cerâmica

Os vasos de cerâmica aparecem em diversos formatos, e acertar na escolha deles vai garantir uma decoração aconchegante e com muito estilo.

Se os vasos tiverem designs parecidos, tente misturar alguns de diferentes tamanhos, o que cria um cantinho especial e esteticamente agradável. Outra ideia interessante é adquirir alguns vasinhos pequenos de mesmo formato, que podem ter cores variadas.

Caso deseje dar total destaque ao vaso em determinado espaço, há também opções maiores, para abrigar arranjos ou plantas de grande porte.

Decidir onde usar plantas e flores

Os vasos de cerâmica podem ser usados apenas como objetos decorativos, ou seja, não precisam necessariamente receber plantas e flores. Entretanto, dependendo do seu estilo e da proposta de cada ambiente, essa é uma ótima forma de trazer vivacidade e beleza ao cômodo.

Para composições com diferentes vasos de flores, é interessante adquirir alguns que sejam idênticos em cor e/ou em tamanho, para não bagunçar a decoração. Vasos pequenos vão bem na cozinha ou no banheiro, por exemplo, enquanto os maiores podem aparecer no quarto, na sala de estar, no home officee na área externa.

E então, pronto para escolher os melhores vasos de cerâmica para compor a sua decoração? Aproveite para conferir também quais são as seis melhores opções de plantas para o ambiente interno!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida

Comentários

cometários